Paróquia de Nossa Senhora do Desterro - Ipojuca/PE

Paróquia de Nossa Senhora do Desterro - Porto de Galinhas - Ipojuca - PERNAMBUCO - BRASIL - Pároco: Padre Djanilson Pereira - Secretaria Paroquial: (0xx81) 3552-2132

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Veja como foi o nosso Retiro Espiritual!

Finalmente chegou o tão esperado dia do nosso Retiro Espiritual promovido e organizado pela nossa Paróquia de Nossa Senhora do Ó!
Logo cedinho, às 6:30h conforme anunciado, nossa comunidade já estava concentrada no ônibus que nos levaria à Comunidade Católica Boa Nova, localizada às margens da Rodovia BR 101, em Recife.
Saímos em comboio, juntamente com os paroquianos de Nossa Senhora do Ó e num clima de muita fé, entoamos cânticos, orações e recitação do terço durante todo o trajeto, invocando o Espírito Santo e a intercessão de Nossa Senhora para que nos protegesse e que o nosso encontro fosse abençoado.
A viagem foi tranquila, graças a Deus!
Chegamos lá e fomos caminhando até o rincão, onde tudo já estava organizadíssimo e com o Ministério de Música Renovar animando aqueles que chegavam, com muita alegria e animação!
Nosso Vigário Paroquial Pe. Givanildo já nos aguardava para nos dar as boas vindas e explicar o que iríamos vivenciar.
Iniciamos com a Oração das Nove Horas, seguida da reflexão do texto denominado "O Tempo". O texto é de um conteúdo filosófico mas de fácil entendimento.
Além de tantas outras pérolas do texto, salientamos que vivemos o tempo da graça com Deus e que não pode ser desperdiçado. Estamos no tempo de amadurecer, voar alto, novo futuro e passos ao infinito. Sugere mudar o que não convém a um cristão autêntico, que almeja elevar-se espiritualmente.
Após a reflexão do texto, chegamos ao momento do "deserto" que implica em nos reservarmos isoladamente e individualmente para meditar as passagens bíblicas sugeridas.
Foi uma experiência muito forte, poder ficar a sós com Jesus, podendo sentir a sua presença através da brisa que batia no nosso rosto, o brilho do sol nas folhas, nas plantas, nas árvores... O local é bem propício para a manifestação do Espírito Santo.
Nessa experiência, pudemos ter a certeza que Cristo nos convida a viver a nossa fé com ele num grau de maturidade, com responsabilidade e compromisso.
Na leitura bíblica dos textos sugeridos, constatamos através deles, a necessidade de ficarmos a sós com Deus bem antes do amanhecer, num lugar reservado e ali se por em oração.
Ele nos fará descer o Espírito Santo e nos dará força e nos fará suas testemunhas. O Seu mandamento é o amor entre os irmãos. Pede para que guardemos os seus mandamentos. Nos faz seus amigos se fizermos o que Ele manda.
Ele nos chama de amigos porque nos deu a conhecer o que ouviu do Pai.
Não fomos nós que o escolhemos mas foi Ele quem nos escolheu. Cada um recebe de Deus dons e carismas para usá-los bem a contento. Nós não podemos querer ser o que a nós não foi conferido.
Qual o seu dom? Como pode coloca-lo a serviço?
Ele fez de nós Suas testemunhas e seus servos que Ele próprio escolheu. Nós fomos escolhidos por Deus para testemunhar que Ele é o nosso único Deus!
Deus é a fonte de toda sabedoria. Ele aspargiu sobre toda a sua obra, sobre toda a carne, dando-a a quem o amava.
Nos convida a viver segundo o Espírito e não segundo a carne.
Nossa alegria é estar perto de Deus.
Devemos estar preparados para as grandes escolhas, seguindo aquilo a que fomos convocados, mas sempre no caminho de Jesus Cristo, nos esforçando para permanecermos na fé, seguindo os passos de Jesus indicados pela nossa Igreja. Nunca nos afastarmos dela. A nossa fé não pode mudar nem esfriar.
O Senhor precisa nos encontrar e para isso, precisamos deixar Deus nos encontrar.
Não podemos medir o valor da nossa oração. O retiro é para nos abandonarmos à oração com confiança.
A mais silenciosa contemplação é fonte de fidelidade. Toda oração para ser frutuosa, ela precisa ter sacrifício e resignação.
Devemos ser alegres e avivados! Deus nunca nos abandona.
"Não tenha medo. Eu estarei convosco até o final dos tempos."
 
Veja aqui alguns momentos que registramos para lembrarmos desse dia tão especial, preparado com tanto carinho e dedicação:
 













Tivemos momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento... Momentos de profunda reflexão e louvor.















 
Pe. Rogério, do Vicariato Cabo, foi convidado para falar sobre os Sacramentos.







 
E foi assim o nosso encontro...
Esperamos ter outros momentos como este para nosso crescimento e amadurecimento espiritual.
Que a paz de Cristo esteja com todos nós.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Nenhum comentário: