Paróquia de Nossa Senhora do Desterro - Ipojuca/PE

Paróquia de Nossa Senhora do Desterro - Porto de Galinhas - Ipojuca - PERNAMBUCO - BRASIL - Pároco: Padre Djanilson Pereira - Secretaria Paroquial: (0xx81) 3552-2132

quinta-feira, 10 de março de 2011

"Quaresma é o itinerário em direção à Páscoa do Senhor"

Papa-Cinzas
O papa Bento XVI, na missa que presidiu ontem, em Roma, lembrou o sentido da quaresma, que não deve ser entendido como tempo de tristeza. Segundo o papa, a quaresma é dom precioso de Deus e "é o itinerário em direção à Páscoa do Senhor".

Abaixo, alguns trechos da Sua Homilia:

"Caros irmãos e irmãs,

Iniciamos hoje o tempo litúrgico da Quaresma com o sugestivo rito da imposição das cinzas, mediante o qual queremos assumir o compromisso de converter o nosso coração aos horizontes da Graça. Geralmente, na opinião comum, este tempo corre o risco de ser caracterizado pela tristeza, pela insipidez da vida. Ao invés, ele é dom precioso de Deus, é tempo forte e denso de significados no caminho da Igreja, é o itinerário em direção à Páscoa do Senhor. As leituras bíblicas da celebração de hoje nos oferecem indicações para viver plenamente essa experiência espiritual.
O período quaresmal propõe-nos esse âmbito litúrgico e penitencial: um caminho de quarenta dias no qual experimentar de modo eficaz o amor misericordioso de Deus. Hoje ressoa para nós o apelo "retornai a mim de todo vosso coração"; hoje somos nós a sermos chamados a converter o nosso coração a Deus, conscientes sempre de não podermos realizar a nossa conversão sozinhos, somente com as nossas forças, porque é Deus que nos converte. Ele nos oferece mais uma vez o seu perdão, convidando-nos a nos voltarmos a Ele para dar-nos um coração novo, purificado do mal que o oprime, para fazer-nos partícipe de sua alegria. O nosso mundo precisa ser convertido por Deus, precisa de seu perdão, de seu amor, precisa de um coração novo.
Iniciemos confiantes e alegres o itinerário quaresmal. Quarenta dias nos separam da Páscoa; esse tempo "forte" do ano litúrgico é um tempo propício que nos é dado para esperar, com maior empenho, a nossa conversão, para intensificar a escuta da Palavra de Deus, a oração e a penitência, abrindo o coração ao dócil acolhimento da vontade divina, para uma prática mais generosa da mortificação, graças à qual voltar-se mais largamente em ajuda ao próximo necessitado: um itinerário espiritual que nos prepara a reviver o Mistério pascal.

Maria, nossa guia no caminho quaresmal, conduza-nos a um conhecimento sempre mais profundo de Cristo, morto e ressuscitado, ajude-nos no combate espiritual contra o pecado, nos auxilie ao invocar com força:
Converte nos, Deus salutaris noster - Convertei-nos a Vós, ó Deus, nossa salvação.
Amém!

Nenhum comentário: