Paróquia de Nossa Senhora do Desterro - Ipojuca/PE

Paróquia de Nossa Senhora do Desterro - Porto de Galinhas - Ipojuca - PERNAMBUCO - BRASIL - Pároco: Padre Djanilson Pereira - Secretaria Paroquial: (0xx81) 3552-2132

terça-feira, 29 de março de 2016

25/03 MISSA DA PAIXÃO DO SENHOR


Às 15h00 nos reunimos na Igreja Matriz para celebrarmos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Reza a teologia que, para resgatar o gênero humano, teria bastado Nosso Senhor Jesus Cristo oferecer a Deus Pai um simples gesto, uma curta palavra, ou até mesmo um piscar de olhos, por serem de valor infinito todos os Seus atos. Portanto, uma única gota de sangue derramada durante a Circuncisão seria suficiente para consumar a obra da Redenção. Entretanto, decretou o Padre Eterno que Ele sofresse a Paixão e Morte de Cruz, pois não poderia permitir que a Seu Verbo — “efusão da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus, imagem de Sua bondade” (Sb 7, 26) — fosse negada uma glória em plenitude e esplendor. Foi por ilimitado amor ao Seu Unigênito que Deus permitiu as ignomínias da Flagelação, as humilhações do Ecce Homo, a exaustão da Via-Sacra e os tormentos da Crucifixão. O Filho, que por Sua natureza divina não era capaz de sofrer, quis assumir nossa carne em estado padecente, e não em corpo glorioso, como correspondia à Sua alma, a qual se encontrava na visão beatífica desde o primeiro instante da Encarnação.

"Nessa celebração da paixão de nosso senhor jesus cristo , essa paixão redentora , esse cristo sofredor que assume todo esse sofrimento sendo obediente ao seu Pai por amor a cada um de nós, por isso quando contemplamos Jesus crucificado nós podemos contemplar esse amor de Deus por nós. Qual pai teria coragem de dar seu próprio filho para morrer pela humanidade? qual pai teria esse ato generoso para com aqueles que não conhece, que muitas vezes não merece. Só esse Pai maravilhoso teve essa graça de nos dar seu filho Jesus. 
Jesus, obediente à palavra de seu Pai, vem e enfrenta tudo, exceto o pecado . Jesus, ele assume todo sofrimento, toda angustia. Por isso que no dia de hoje devemos contemplar Jesus crucificado para que possamos também ver em Jesus, tantos homens e mulheres sofredores que passam as experiência de abandono, humilhação... que nós possamos hoje colocar na nossa vida, na nossa consciência, que precisamos mudar a nossa historia, a nossa mentalidade de ver a vida do modo que o mundo nos prega, nos mostra, muitas vezes num egoísmo tremendo . Olhemos o gesto de amor de Jesus quando ele diz sim ao seu Pai, obediente. Ou seja, Deus nos ama tão profundamente que vai até as últimas consequências, ele vai dar seu único filho por amor a nós. Muitos de nós nem nos lembramos disso, desse amor generoso de Deus por nós, nos doando aquilo que lhe era mas precioso, só Jesus poderia nos redimir, só Jesus poderia nos salvar. Precisamos mudar nossa vida, precisamos mudar nossa postura de vida, a partir da Cruz de Cristo, a partir do seu sofrimento, eu não quero mais ser essa pessoa omissa, eu preciso amar as pessoas, preciso aprender a perdoá-las, porque foi isso que jesus fez no dia de hoje."

Homilia do Pe.Djanilson Pereira




















Nenhum comentário: