A Festa de Nossa Senhora do Ó, comemorada numa novena que teve início no dia 27 de janeiro, encerrou hoje, dia 05 de fevereiro, com uma procissão que reuniu centenas de fiéis que aguardavam ansiosamente a saída da imagem da sua padroeira na Igreja Matriz para percorrer as principais ruas da cidade. Sob muitos aplausos, louvores e orações, finalmente ela surge magnífica e deslumbrante para encantamento dos seus devotos!
E teve início a procissão. Os Grupos, Movimentos e Pastorais se organizam e seguem entoando cânticos e recitando o terço... todos queriam ver a imagem da Padroeira e dos co-padroeiros São José e São Benedito. Via-se pessoas nas sacadas das casas, em cima de telhados, muros... lembrava Zaqueu, esperando Jesus passar... é tudo muito significativo, nada é ensaiado, previsivo... é mistério de fé.
As pessoas decoraram a frente de suas casas com imagens de Nossa Senhora e com homenagens escritas:
Pessoas acompanhavam o cortejo com os olhos marejados, algumas com pés descalços, vestindo branco, se revesando para segurar o andor, nem que fosse para tocar no tecido que o decorava. Isto é fé, meus irmãos... é respeito, é carinho, é devoção.
No pátio da Igreja, o palco montado transformou-se num imenso altar para a celebração da Santa Missa ao ar livre. Foi assim porque a Igreja não comportaria tantos fiéis!
O Ministério de Música, maravilhosamente aclamava a chegada da imagem de Nossa Senhora do Ó entoando "Quem é esta que avança como aurora, temível como exército em ordem de batalha, brilhante como o sol e como a lua, mostrando o caminho aos filhos seus..." foi emocionante! Só quem estava lá pode perceber o clima misterioso de fé que movia aquele povo reunido e unido numa só devoção.
Padre Djanilson, nosso pároco, conclamou o povo a se consagrar à Virgem Maria, entregando a ela os seus familiares, seus problemas, suas dificuldades, seus projetos, seus sonhos...
Na hora da homilia, completamente ungido pela força do Espírito Santo, ele parecia, nessa hora, ser apenas um veículo para que a Palavra fosse proclamada. O Espírito Santo falou ao Seu povo através dele. A multidão assistia a tudo completamente inebriada por tamanha unção, fazendo com que a emoção transbordasse do coração e escorresse pelos olhos em forma de lágrimas...
Ao final da Santa Missa, os agradecimentos a todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para o brilho da festa, acompanhados pelo desasteamento da Bandeira, sob muitos fogos de artifícios, aplausos e emoção, muita emoção.
A Paróquia de Nossa Senhora do Ó está de parabéns pela organização da festa. Foi uma belíssima manifestação da fé do povo naquela que intercede por todos nós junto ao nosso Pai.
Viva Nossa Senhora do Ó!
Viva Jesus Cristo!
Viva o Povo de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário